Tratamento de superfícies

EMPRESA DE TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES

O tratamento de superfícies é um dos trabalhos executados pela Urbana Ambiental, Empresa de Limpezas Técnicas, Gerenciamento, Transporte e Descarte de Resíduos.

Consiste em um processo de revestimento, aplicado em determinada peça, a fim de proporcionar uma camada protetiva e oferecer maior resistência e durabilidade a superfície tratada.

Ao receber o tratamento, a peça apresentará maior resistência contra a oxidação, corrosão, abrasão e outros processos externos, se tornando ideal para a utilização em ambientes nocivos, como aqueles em que a peça estará em contato com substâncias químicas.

De forma resumida, o tratamento de superfícies, além de oferecer maior segurança à peça tratada, também proporciona um acabamento perfeito e uniforme, de forma que sua aparência se torne bastante atraente.

TIPOS DE TRATAMENTOS

Existem diversos métodos de tratamento de superfície e a escolha do correto sistema a ser empregado, deve variar de acordo com os fatores possíveis para que a proteção contra a corrosão seja duradoura.

Visto que, a corrosão pode ser definida como a deterioração que ocorre quando um material (normalmente um metal) reage com seu ambiente, levando a perda de suas propriedades.

Todos eles são divididos em vários grupos, tais como tratamentos eletroquímicos, químicos e revestimentos. Veja a seguir quais são:

Tratamentos eletroquímicos

  • Eletroquímica de brilho: melhora a refletividade de uma superfície óptica.
  • Eletropolimento: torna o polimento de uma superfície de metal, em um eletrólito apropriado.
  • Metal anodizado: produzido por um processo de oxidação eletrolítica, na qual o metal é convertido em um revestimento de óxido.
  • Metal anodizado claro: metal com uma substância incolor de revestimento de oxidação, translúcido anódica.
  • Metal anodizado com cor integral: metal que foi anodizado utilizando um eletrólito (geralmente baseado em ácido orgânico), o que produz um revestimento colorido durante o processo de anodização em si.
  • Metal anodizado colorido eletroliticamente: metal com revestimento de oxidação anódica que foi colorido pela deposição eletrolítica de um metal ou de óxido de metal na estrutura de poros.
  • Metal anodizado tingido: Metal com um revestimento de oxidação anódica colorida por absorção de corantes ou pigmentos na estrutura de poros.
  • Metal anodizado com combinação de cores: Metal com um revestimento de oxidação anódica que é colorido por coloração eletrolítica ou produzido pela cor integrante de anodização, seguido de tingimento de absorção.
  • Interferência de cor no metal anodizado: Metal com um revestimento de oxidação anódica colorida por meio de efeitos de interferência óptica.
  • Metal anodizado brilhante: Metal anodizado com uma alta refletância especular como sua característica principal.
  • Anodização de proteção: Tipo de anodização em que há proteção contra a corrosão ou o desgaste. Nesse caso, a aparência não tem nenhuma importância.
  • Anodização decorativa: processo de anodização em que um acabamento decorativo ou uma aparência agradável esteticamente é a característica principal.
  • Vedação: Tratamento de revestimento de oxidação anódica de metal para reduzir a porosidade e a capacidade de absorção do revestimento por processos hidrotermais realizados após a anodização.
  • Impregnação a frio: Tratamento de revestimentos de oxidação anódica em metal para obstruir os poros e reduzir a capacidade de absorção do revestimento por processos químicos realizados em temperaturas baixas após a anodização.

Tratamento químico

  • Química de brilho: O tratamento químico para melhorar a refletividade de uma superfície óptica.
  • Polimento químico: Polimento de uma superfície de metal por imersão em uma solução de reagentes químicos.
  • Desengorduramento: Remoção de óleo ou graxa, geralmente por um solvente orgânico ou um detergente aquoso.
  • Decapagem: Remoção de uma fina camada superficial de um metal por ação química, principalmente por tratamento em uma solução cáustica.

Cabe ressaltar que, antes de realizar o tratamento de superfícies, deve-se analisar as peças que serão tratadas, oferecendo os melhores revestimentos, a fim de satisfazer as necessidades propostas pelos clientes.

A partir daí é elaborado um plano a ser seguido, iniciando o processo de revestimento da peça.

VANTAGENS DE OPTAR PELO TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES NA URBANA AMBIENTAL

Prestar serviços aos seus clientes com qualidade e eficiência é a nossa missão. Por isso, realizamos o tratamento de superfícies com eficiência.

Fazer sua empresa crescer com sustentabilidade e ser reconhecida por sua responsabilidade social e ambiental são nossos objetivos. Para isso, o tratamento de superfícies é realizado por profissionais treinados e capacitados.

Acreditamos na qualidade do serviço dos profissionais, aproveitando o potencial humano, o conhecimento e os valores éticos e morais de cada colaborador, que compõe a nossa equipe.

Possuímos uma estrutura própria, mão de obra profissional e equipamentos de alta performance para a realização do tratamento de resíduos, além de estarmos em constante atualização, proporcionando qualidade de vida aos seus clientes, colaboradores e sociedade.

Todo o processo de tratamento de superfícies é documentado em todas as etapas, desde sua origem até a disposição final, a fim de promover os serviços de gerenciamento de resíduos com excelência.